Imagem ilustrativa manutenção de componentes de direção automotiva

Um veículo em bom estado é fundamental para garantir a segurança nas estradas. Entre os sistemas que merecem atenção especial, estão os componentes de direção automotiva, responsável por controlar os movimentos do carro e proporcionar uma dirigibilidade suave e precisa.

Neste guia, você encontrará dicas e melhores práticas para manter a direção do seu carro sempre em dia, prevenindo falhas inesperadas e garantindo a sua segurança ao volante. E, também, conhecerá uma fornecedora de peças de direção 100% confiável.

Conheça os componentes de direção Ampri

Antes de entrarmos nos detalhes da manutenção dos componentes de direção automotiva, é preciso conhecer as peças que compõem esse sistema, todas disponíveis no catálogo de produtos da Ampri

Aqui está uma descrição de cada uma delas:

Caixa de Direção: responsável por controlar a direção do veículo, garantindo que o movimento do volante seja transmitido às rodas. No catálogo da Ampri, você encontrará caixas de direção para diferentes tipos de veículos e sistemas de direção, incluindo hidráulicos e manuais.

Bomba de Direção Hidráulica: controla a pressão para não ocorrer excessos de pressão e superaquecimento do óleo em determinados momentos de funcionamento do veículo.

Barra axial de direção: barra articulada que permite a roda se movimentar horizontalmente, bem como também faz com que aconteça o movimento vertical.Por estar diretamente relacionado a segurança, é fundamental escolher produtos com durabilidade e qualidade

Componentes da Caixa de Direção: é uma linha de produtos que inclui eixos, tampas, colunas e kits de reparo, todos desenvolvidos com um alto padrão de qualidade e tecnologia para garantir o melhor desempenho do sistema de direção.

Acoplamento e Articulação da Coluna de Direção: esses componentes têm a importante função de manter a direção leve e livre de folgas, contribuindo diretamente para o controle e a segurança do veículo.

Braço Pitman: responsável por transmitir os esforços e movimentos entre o mecanismo da direção ou suspensão às rodas do veículo.

Reservatório de Bomba Hidráulica: este item contribui para a troca de calor e para a decantação das partículas contaminantes, garantindo o funcionamento adequado do sistema de direção.

Terminais de Direção: são os componentes de ligação entre o mecanismo de direção e a coluna do amortecedor, transmitindo o movimento do mecanismo de direção para as rodas.

Entender a função e a importância de cada uma dessas peças garante um bom funcionamento e segurança do sistema de direção do seu veículo.

Sinais de desgaste que necessitam de manutenção

Fique de olho se o seu veículo apresentar:

Ruídos

  • Ruídos na coluna de direção indicam folga ou travamento no acoplamento.
  • Ruídos ao virar o volante podem ser causados por diversos problemas, como desgaste na barra de direção, terminais de direção ou caixa de direção.
  • Rachaduras ou rasgos na coifa. A coifa protege os componentes da direção da poeira e da sujeira. Se estiver danificada, a poeira pode entrar e causar desgaste prematuro dos componentes de direção automotiva. 

Dificuldade na direção

  • A sensação de volante pesado pode ser causada por diversos problemas, como baixo nível de fluido hidráulico, correia desgastada ou bomba hidráulica com defeito.
  • Na instabilidade na direção, o carro pode puxar para um lado ou outro, o que pode ser causado por problemas na barra de direção, terminais de direção ou pneus desgastados.
  • Vibração no volante é um sinal que pode ser causado por diversos fatores, como rodas desbalanceadas, pneus desgastados, problemas na suspensão e variação de pressão hidráulica no sistema. 

Desgaste visível

  • Folga na barra de direção, peça que conecta o volante às rodas. Se estiver com folga, o carro pode ficar instável e difícil de controlar.
  • Os terminais de direção conectam a barra de direção às rodas. Se estiverem desgastados, o carro pode fazer barulho ao virar o volante e ficar instável.

Dicas de manutenção preventiva para componentes de direção automotiva

A manutenção preventiva dos componentes de direção automotiva, incluindo a suspensão, garante segurança, conforto e dirigibilidade ao veículo, além de prolongar a vida útil dos componentes e evitar falhas inesperadas.

Toda a manutenção preventiva deverá ser realizada seguindo as recomendações da montadora quanto a datas, quilometragem e procedimentos. Geralmente, essas informações constam no manual do carro. 

>>> Veja mais dicas a seguir! 

O nível do fluido deve estar de acordo com as especificações do fabricante. Se estiver baixo, não complete o nível com o fluido recomendado, procure vazamentos. 

Além disso, inspecione as mangueiras, conexões e caixa de direção em busca de sinais de vazamento. Se encontrar algum vazamento, leve o carro para uma oficina mecânica de confiança. 

Os pneus devem estar calibrados conforme as especificações do fabricante e em boas condições. Pneus desgastados ou mal calibrados podem dificultar a direção e aumentar o desgaste dos componentes de direção automotiva.

Também troque o fluido hidráulico a cada 30.000 km ou seguindo as especificações do fabricante. O fluido perde suas propriedades com o tempo e precisa ser trocado para garantir o bom funcionamento do sistema de direção.

Alguns componentes da direção, como a coluna de direção e os terminais de direção, precisam ser lubrificados periodicamente. Consulte o manual do proprietário do seu carro para saber quais componentes precisam ser lubrificados e com qual frequência.

Evite dirigir em terrenos acidentados. Dirigir nessas condições pode causar desgaste prematuro dos componentes da direção. Além disso, fazer curvas bruscas pode colocar muita pressão nos componentes de direção automotiva — e comprometer também a segurança no trânsito.

Saiba mais sobre os mecanismos de direção!

Quer saber mais sobre os mecanismos de direção do seu veículo e como realizar uma manutenção preventiva eficaz? Nosso técnico Edson Clemente tem todas as respostas para você! 

Em um bate-papo e informativo, ele compartilha dicas sobre o funcionamento de cada peça, além de orientações sobre o uso adequado e a importância da manutenção preventiva. 

Se você quer garantir a segurança e o bom funcionamento do seu carro, assista agora e saiba tudo o que você precisa para cuidar bem dos componentes de direção automotiva do seu veículo.

Peças de reposição de qualidade garante segurança automotiva

Utilizar peças de reposição de qualidade para o seu carro vai além de uma simples questão de economia. É um investimento na sua segurança e na do trânsito.

Peças originais ou de marcas renomadas, com certificação de qualidade, garantem o bom funcionamento do veículo, prevenindo falhas inesperadas que podem colocar em risco a vida do motorista, passageiros e outros usuários das vias.

Mas como saber se uma peça de reposição é realmente de qualidade?

  • Procedência: opte por peças de marcas reconhecidas no mercado e com boa reputação.
  • Certificação: procure por selos de qualidade do INMETRO ou de outros órgãos competentes.
  • Garantia: peças de qualidade geralmente oferecem garantia do fabricante, o que dá mais segurança ao consumidor.
  • Preço: desconfie de preços muito abaixo do mercado, porque podem indicar peças falsificadas ou de baixa qualidade.

Desde 1998, a Ampri se dedica à fabricação de componentes de direção automotiva, exportando para mais de 17 países. Com foco na excelência e alto desempenho, oferecemos uma linha completa de produtos que atendem às diversas necessidades do mercado, sempre em busca da inovação.

Recursos de suporte técnico da Ampri

Na hora de comprar componentes para sistemas de direção automotiva, é natural surgirem dúvidas sobre qual peça escolher ou como realizar a instalação corretamente. É aí que entra o suporte técnico da Ampri, pronto para auxiliar clientes em todas as etapas do processo.

Nossa equipe de suporte técnico está disponível para fornecer consultas e assistência técnica, oferecendo orientações precisas e confiáveis para garantir que você faça a escolha certa e tenha uma experiência tranquila ao adquirir nossos produtos. 

Entendemos a importância de contar com suporte especializado ao comprar peças de reposição para sistemas de direção. Por isso, nosso objetivo é proporcionar um atendimento personalizado e eficiente, garantindo que você tenha todas as informações para tomar decisões informadas e realizar a manutenção ou reparo do seu veículo.

Com a Ampri, você não está sozinho na hora de cuidar do seu carro. Acesse o canais:

Quer ter suporte técnico especializado e encontrar as melhores peças de reposição para o seu sistema de direção automotiva? Acesse agora o site da Ampri e descubra como podemos ajudar você a cuidar do seu veículo com qualidade e confiança!