Imagem de uma barra axial Ampri

Você está cansado de sentir vibrações e ruídos ao dirigir? Se sim, é hora de verificar a barra axial do seu veículo, componente importante para a estabilidade do veículo em curvas e freadas. Se estiver danificada ou desgastada, pode causar esses problemas.

O sistema de direção de um veículo é responsável por permitir que o motorista controle o movimento das rodas. É um sistema complexo que envolve vários componentes, incluindo a barra axial.

Neste post, você terá informações essenciais sobre a função, manutenção e sinais de desgaste da barra axial. Além disso, saiba onde comprar peças automotivas de qualidade para o seu carro. Continue a leitura! 

 

Qual a função da barra axial? 

Conhecido também como braço de direção, a barra axial faz parte do sistema da suspensão e liga a caixa de direção aos terminais da roda. Embora a posição específica da peça possa variar de acordo com a marca e modelo do veículo, é comum encontrar o componente na parte dianteira do automóvel. 

A barra axial tem a função de transmitir o movimento rotativo do volante para as rodas, permitindo que o condutor direcione o veículo. Ela faz isso girando ao redor de seu eixo, o que faz com que o terminal de direção também gire. O terminal de direção, por sua vez, está conectado às rodas, e o seu movimento faz com que as rodas girem.

Geralmente, a composição dessa peça inclui uma haste de aço forjado, articulações laminadas e um sistema interno de lubrificação por graxa. Além disso, uma bucha resistente protege contra impactos, fazendo-o durar por mais tempo.

Além de permitir o movimento lateral das rodas, a barra axial garante seu movimento de subida e descida causado pelas imperfeições do asfalto. Se a barra axial estiver danificada, o veículo pode apresentar uma inclinação excessiva durante as curvas, o que pode comprometer a estabilidade e o controle do carro — colocando a segurança em risco.

Como saber se o braço axial está ruim?

A identificação precoce dos sinais de desgaste da barra axial é crucial para evitar problemas de segurança. Manter a peça em boas condições contribui para a dirigibilidade segura do veículo, prevenindo falhas que poderiam resultar em acidentes. 

Inspeções regulares e manutenção preventiva são essenciais para garantir o funcionamento adequado da barra axial e, consequentemente, a segurança do condutor e dos passageiros.

Abaixo, você entenderá com reconhecer os sinais de problemas na barra axial: 

    • Folga: A peça pode sofrer com folga excessiva ao movimentar o volante, onde há um espaço perceptível antes de as rodas começarem a virar. O problema compromete a capacidade de resposta do veículo, aumentando o risco de perda de controle, especialmente em emergências.
    • Ruídos: Ruídos de batidas, estalos e rangidos ao virar o volante, podem indicar desgaste nos componentes da barra axial, podendo levar a falhas mais graves se não forem corrigidos a tempo.
    • Vibrações: Trepidações excessivas no volante enquanto dirige podem ser causadas por uma barra axial desgastada ou danificada, afetando a estabilidade do veículo e, em última instância, a segurança.
    • Desgaste irregular dos pneus: Uma barra axial com problemas pode resultar em desalinhamento das rodas, levando a um desgaste irregular dos pneus. Pneus desgastados comprometem a aderência e a estabilidade do veículo.
    • Dificuldade em manter a direção: Dificuldade em manter o veículo em linha reta, exigindo constante correção do volante, pode indicar problemas na barra axial, afetando a estabilidade direcional e aumentando o risco de acidentes, especialmente em velocidades mais altas.
    • Vazamento de graxa: Presença de graxa ao redor das extremidades da barra axial pode indicar danos nas juntas da barra axial, comprometendo sua eficácia e durabilidade. 

>>> Leia também: Manutenção e remoção do axial na caixa de direção 

Como fazer a troca da barra axial?

Embora a barra axial não exija muita manutenção, desgastes prematuros podem ocorrer com o passar do tempo. Essa peça tem uma vida útil longa, mas quando há problemas, pode ser confundida com outras peças do sistema de suspensão. 

Por isso, é aconselhando inspeções na peça a cada 10 mil quilômetros rodados ou seis meses, juntamente com outros componentes da suspensão e direção — ou, conforme o manual do veículo.

A revisão da barra axial do veículo é uma operação que demanda a experiência de um mecânico especializado, visando garantir não apenas o desempenho otimizado da suspensão, mas também a segurança do veículo. Além disso, o mecânico avaliará se a substituição exigirá o alinhamento dos pneus para assegurar um a dirigibilidade adequada.

 

Vantagens de uma barra axial de qualidade

Ao substituir a barra axial de um veículo, a escolha de uma peça de alta qualidade é um fator importante para a segurança, eficiência e desempenho a longo prazo. 

  1. Segurança e eficiência

A segurança do veículo está ligada à qualidade das peças utilizadas. Uma barra axial de alta qualidade garante uma resposta precisa e eficiente na direção, contribuindo para a estabilidade do veículo em diversas condições de condução. 

  1. Aplicação correta da peça

A utilização de peças novas de qualidade também se traduz na aplicação correta da peça, conforme indicado por marcações específicas. Este detalhe é fundamental para evitar problemas futuros. 

  1. Durabilidade

Peças de alta qualidade são fabricadas com materiais robustos e processos de produção rigorosos, proporcionando maior resistência ao desgaste e às condições adversas. Isso resulta em uma vida útil mais longa da barra axial e, consequentemente, menos necessidade de substituição.

 

Onde encontrar barra axial de qualidade? 

A Ampri é uma empresa líder no mercado de peças automotivas de reposição, com 25 anos de experiência no Brasil e no exterior. A empresa oferece uma ampla linha de barras axiais de alta qualidade, desenvolvidas com materiais de primeira linha e processos de fabricação rigorosos.

Todo sistema de qualidade é constantemente auditado, com o objetivo de aperfeiçoar os processos de maneira a adequar as linhas de produção e inspeção, aos constantes avanços nas especificações técnicas de fornecimento. 

>>> Acesse o site da Ampri e saiba onde comprar barra axial.